About

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os diferentes gêneros de animes e mangás


          Para nós ocidentais anime é todo desenho animado de origem japonesa, eles são classificados de acordo com o público alvo. Quando um anime é criado ele é destinado para um gênero e faixa etária, atualmente existem cinco classificações para animes: Kodomo, Shojo, Shonen, Josei, Seinen, Gekiga. A seguir falaremos um pouco mais de cada gênero:

Kodomo
       Kodomo (Lit. criança) é um gênero de anime voltado para o público infantil. Em geral possuem histórias fechadas ou com arcos muito curtos, pois crianças pequenas tem dificuldade para acompanhar histórias seriadas. Também possuem desenho e narrativa simples. Alguns exemplos de Kodomo anime: Astro Boy, Beyblade, Dinossauro Rei, etc.


Shojo
          Na maioria das vezes, um mangá ou anime Shõjo mostra os sentimentos que o personagem sente, como Lovely Complex, flores de cerejeira ou apenas indicando um flashback ou algum momento dramático, assim como Card Captor Sakura ou Full Moon Wo Sagashite. O mangá shõjo é conhecido por que o começo da história é sempre conhecido, em geral o encontro de um casal que logo irá se apaixonar, e ter um final bastante imprevisível o que por vezes frusta as leitoras. A complexidade do enredo varia conforme a idade do público alvo a ser atingido. Muitas vezes os temas giram em torno de colégios, poderes mágicos e geralmente uma história de amor.


Shõnen
          Shõnen (Lit. garoto) é um gênero demográfico de mangás ou anime direcionado a jovens do sexo masculino, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária. Alguns exemplos de Shounen mais conhecidos são Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Inu Yasha, One Piece, etc.
         As características mais comuns desse estilo são os enredos humorísticos e as cenas de ação, superação de desafio, competição e a perseverança, onde a vitória deve ser alcançada a qualquer custo. Muitas histórias dão ênfase à camaradagem entre homens em times ou equipes. Também é comum, em algumas histórias, a existência de belas personagens femininas, geralmente com cenas de semi-nudez ou nudez (ecchi), mas não em todas (essas séries com nudez muitas vezes têm um tema romântico). O estilo de desenho não tem muitas características próprias, mas geralmente é mais simples que o Shõjo.
         As revistas de mangás mais populares no Japão são do estilo Shõnen, como a Shonen Jump e a Shonen Magazine.


Josei         
         Josei que significa "mulher" em japonês, é a definição dada aos mangás e animes normalmente voltados para o público feminino adulto. São geralmente histórias da vida adulta com foco no cotidiano feminino , mostrados de forma realista, enquanto os mangás Shõjo apresentam romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio e suas histórias tendem a ser menos fantasiosas, sendo o uso de fantasia e ficção raros nos Josei. Alguns exemplos são Pet Shop of Horror, Papa to Kiss in the Dark, Honey and Clover.

Seinen 
        Seinen que significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangás e animes voltados para o público masculino entre 20 a 40 anos. Vale a pena lembrar que o conceito de "maduro" para a sociedade japonesa é bem diferente da nossa.
        Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis.
        Os personagens dos Seinen geralmente estão em torno dos 20 aos 40 anos e passam por problemas típicos de sua faixa etária, tendo muitas histórias se aprofundando em temas como negócios e política que podem ser maçantes para os jovens, passando até por complexas histórias de ficção científica que exigem conhecimento universitário para se compreender. Alguns exemplos de Seinen famosos são Gantz e Love Junkies.
        Famosas revistas Seinen são Young Jump, Young Animal, Ultra Jump, Afternoon e Big Comic.   


Gekiga
       Gekiga (figuras dramáticas) é o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, por volta dos 18 aos 30 anos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios. 
       Com um traço pesado, é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vinganças, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros, são alguns elementos que o caracterizam. Alguns exemplos de Gekiga famosos são Akira, Vagabond e Hokuto no Ken.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário